FLI72017: Professor da UNI7 lança biografia “Lutero” na Feira Literária

FLI72017: Cenário carioca é inspiração para Lira Neto em “Uma história do samba”
30 de setembro de 2017
FLI72017: Construção de personagens e narradores para escrever romance
1 de outubro de 2017

Único livro de cunho teológico lançado no evento, a obra tem propósitos educativo e espiritual, segundo autor; proposta do exemplar oferece ‘a verdade completa’

Texto: Gerson Barbosa (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Deisa Rocha (3º semestre – Jornalismo/UNI7); Gerson Barbosa (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Vida e obra de Martinho Lutero é o tema central da biografia “Lutero”, do pastor Rotsen Aguiar, lançado nesta sexta-feira, 29, na 2ª FLI7 – Feira Literária 7 de Setembro, realizada na UNI7. Com pesquisa de um ano e meio e aproximadamente 50 obras estudadas, o exemplar, encadernado pelo próprio autor, chega às livrarias depois de 13 anos sendo produzido.

Nascido e vivido entre os séculos XV e XVI, o padre agostiniano enfrentou um período da Igreja Católica em que a doutrina de compra do perdão de Deus via indulgências acontecia pela Europa. A não concordância com esse dogma fez com que Lutero escrevesse as suas ‘95 Teses’, que iniciou a Reforma Protestante pelo velho continente. Esse período da vida do alemão está descrito no livro, assim como as outras fases de sua vida, segundo Rotsen.

“Começa com fatos da infância, trajetória dele no mosteiro dos agostinianos, viagem a Roma”, revelou o autor. “Tem toda uma iconografia [linguagem visual], ou seja, as imagens da esposa, dos filhos, as cenas em casa, com ele tocando alaúde [instrumento musical]. É um livro-biográfico para aproximar o leitor moderno do homem Lutero, por isso a pesquisa iconográfica, para buscar uma imagem melhor de Lutero, que nos livros de história está sempre feio”, explicou a ideia do livro, com um toque de brincadeira no final de sua declaração.

Para se estudar sobre uma figura que viveu há cinco séculos, é preciso de uma pesquisa minuciosa dessa pessoa, o que pode requerer tempo e muito material. E foi exatamente dessa forma que o professor da UNI7 revelou ter sido o período de junção de conteúdo. “Tive interesse por Lutero e fui atrás de livros. Achei duas outras obras boas, e, a partir destas, pesquisei outros 40 e poucos, tendo aproximadamente 50 livros lidos”, revelou.

Um exemplar de “Lutero” pode ser encontrado na Livraria Ler e na Igreja Reformista Aliança, localizada na Rua Dr. Francisco Gondim de Oliveira, nº 87, no bairro Cocó. A 2ª FLI7 continua neste sábado, 30, com mais lançamentos de livros, conferências, dentre outras atrações.

Conteúdo gerado pelo NPJOR/Curso de Jornalismo UNI7