FLI72017: Escritor retrata vida e obra de Patativa do Assaré

FLI72017: Livro de Ana Márcia tem gentileza como remédio para mau humor
28 de setembro de 2017
FLI72017: O percurso literário de 80 anos na vida de Marina Colasanti
29 de setembro de 2017

Convidado para segunda noite de palestras da 2ª FLI7, Gilmar de Carvalho narra suas experiências e revela como foi seu relacionamento com o poeta cearense

Texto: Diogo Vieira (5º Semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Lucas Mota (2º Semestre – Publicidade/ UNI7)

Na segunda noite de palestras da 2ª FLI7 – Festa Literária da Educadora 7 de Setembro, o Teatro Nila Gomes Soárez, na Uni7 (Centro Universitário 7 de Setembro), recebeu o professor, escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho para uma apresentação sobre a vida e obra do poeta cearense Patativa do Assaré.

Antes de dar início à sua fala, o palestrante foi surpreendido pelo estudante do Colégio 7 de Setembro, Rodrigo Nobre, que pediu para fazer a leitura de um cordel de Patativa. Ao falar sobre o poeta, Gilmar diz que mais do que um objeto de estudo, Patativa foi um amigo para ele e que sua obra foi construída por longo tempo e ainda é objeto de muitas pesquisas.

Gilmar de Carvalho falou sobre a vida de Patativa de forma cronológica, abordando desde os acontecimentos da sua infância até o seu auge, expondo os seus principais feitos. O pesquisador lembrou de fatos como a perda de um dos olhos do poeta ainda criança, da relação com a sua esposa e do tratamento dele com os filhos. A forma única que o poeta tinha de se expressar também foi evidenciada, como poeta do campo, que fazia verso para o povo.

O convidado encerrou sua apresentação fazendo um apelo para que todos lessem as obras de Patativa do Assaré, que é uma referência para a poesia, não só local, mas também internacional, enaltecendo a figura do poeta. O escritor reservou os minutos finais para responder às perguntas da plateia e a palestra foi finalizada também pela narração do poema de um dos espectadores.

 

Conteúdo gerado pelo NPJOR/Curso de Jornalismo UNI7